Cursos Comércio Exterior


Apresentação

O profissional dessa área é essencial para qualquer troca que visa fazer bons negócios no exterior e criar laços comerciais entre empresas. Se você gosta do mundo das negociações, de ser a pessoa por trás dos lucros de uma empresa, é quase certeza que você vai se identificar com essa área!

A pessoa que iniciar no curso de Comércio Exterior aprenderá a identificar as necessidades de clientes e fornecedores, a criar e implementar estratégias de negócio, além de se tornar um especialista em negociar a compra e venda de produtos e serviços entre empresas, governos e instituições de diferentes países .

É um profissional bastante requisitado no mercado, pois ele lida com a parte fundamental de uma empresa exportadora e/ou importadora, sendo o responsável por acompanhar os acontecimentos internacionais, para assim poder caracterizar mercados consumidores ou empresas fornecedoras de bons produtos.  

O graduando tem um mercado grande pela frente, já que pode escolher diversas ramificações e qualificações após o bacharelado, e se quiser, ainda tem a opção de fazer um concurso público.

O curso de bacharelado dura em média 4 anos, totalizando 8 semestres, onde você estudará diversos conteúdos e matérias.

Você pode escolher a vontade, qual modalidade de estudo que você prefere: Educação a Distância (EAD), semipresencial ou presencial.
 

Áreas de atuação, atividades e tarefas

Com a graduação, o novo profissional terá grandes responsabilidades estratégicas na sua rotina comercial. Ele irá lidar com a compra e venda de produtos, serviços e materiais entre empresas e governos de diferentes países. 

O profissional precisa acompanhar as tendências de consumo, os acontecimentos econômicos internacionais, entre outros diversos fatores para descobrir oportunidades lucrativas de compra e venda.

Deve entregar o melhor no exercício de sua função, oferecer ao cliente além do acompanhamento, conselhos profissionais (sempre de acordo com a necessidade do cliente). Pois qualquer erro ou deslize pode representar prejuízos em suas negociações.

Após a formação, você poderá seguir a área de sua preferência, como empresas importadoras, logísticas, companhias privadas, instituições financeiras, agências governamentais entre outros modelos de negócios.

As atividades a serem realizadas irão de acordo com a área de atuação que você decidir seguir, veja abaixo alguns exemplos:

Agenciamento de carga: o profissional deve coordenar, reunir e administrar todas as fases logísticas da operação de transporte de mercadorias, desde contratar seguros internacionais e frete para as cargas até acompanhar o embarque e desembarque de mercadorias em locais de entrega, normalmente portos e aeroportos.

Contratos: nessa atividade, é de responsabilidade do profissional servir de intermediário para o fechamento de contratos de compra e venda com empresas estrangeiras, respeitando a vontade das duas ou mais partes, sempre de acordo com a legislação vigente.

Consultoria: deve assessorar empresas de médio e pequeno porte, que desejam iniciar negociações internacionais ou já lidam com importações e exportações. Atuando principalmente na análise de tendências de mercado, identificando oportunidades de negócios e desenvolvendo parcerias entre empresas e fornecedores no exterior.

Cotação: nessa atividade o profissional realizará a análise da cotação de moedas internacionais e de produtos, além de pesquisar quais taxas a empresa terá de arcar, caso seja efetuado uma negociação.

Logística: dentro da atividade logística, o profissional irá determinar a forma de transporte dos produtos entre o país vendedor e comprador, analisando o custo e tempo de entrega. Contratar frete de conexão com portos e aeroportos, providenciar armazenamento para os períodos em que a carga precisar ficar parada, e também a documentação necessária para que a mercadoria possa viajar.

Marketing internacional: o profissional deve fazer a análise personalizada do mercado, buscar um plano de ação e adaptar as mercadorias para a cultura local onde o produto será comercializado.

Prospecção: o profissional responsável por essa atividade deve atuar na área de pesquisa de mercados internacionais, traçando metas e estratégias para grandes empresas que buscam expandir os seus negócios, também é preciso estar sempre de olho em oportunidades.  

Como informado acima, cada uma dessas áreas tem seus afazeres diários, todas elas com dedicação máxima para entregar o melhor resultado ao empregador. 

Dependendo da carreira, você dividirá o seu tempo viajando a trabalho, em reuniões ou outros locais de serviço.

E na hora de colocar em prática todas essas atividades, é preciso compreender as necessidades e responsabilidades que terá exercendo suas funções.
 

O Mercado

O Brasil é um dos maiores exportadores de mercadorias do mundo, o que acaba gerando muitas oportunidades de atuação no país, aumentando muito a procura por essas vagas de emprego em nosso país.

Quando recém-formado, o profissional costuma iniciar facilmente a sua carreira na área comercial, negociando preço, prazo e forma de pagamento e entrega de mercadorias. E quando bem estabelecido, pode se especializar em uma função específica dentro do que abrange o Comércio Exterior.

Para se destacar no mercado, é muito importante que o profissional seja mais do que um especialista em vendas. Este profissional deve dominar diferentes áreas, como marketing internacional, transportes e seguros, estar por dentro do mundo dos negócios, economia, contabilidade e marketing, além da estrutura do comércio exterior brasileiro. Atuando dessa forma, o profissional chega a receber mais de 7 mil reais de salário.
 

O Curso

O curso de Comércio Exterior é voltado para área de Ciências Exatas, e como já foi dito acima, é uma graduação muito importante com várias oportunidades de trabalho, com diversas ramificações.

O profissional toma para si o desafio de analisar contratos e legislações, estudar a economia dos mercados, contratar fretes, avaliar custos, analisar qual é o melhor meio de transporte, etc. Algo bastante importante desse curso é que você terá aulas humanísticas que trazem disciplinas como Sociologia, Inglês, Espanhol e Ética.

Existe bacharelado e tecnólogo, onde o primeiro dura em média 4 anos e o tecnólogo dura em média 2 anos. Para se graduar é preciso realizar o estágio supervisionado e o temido Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Durante o curso é possível estagiar em empresas, indústrias, logísticas, na alfândega ou nas fronteiras do país.

Alguns dos assuntos abordados durante a graduação, costumam ser:

Direito Internacional Público e Privado
Diversidade Étnico-Cultural
Economia Internacional
Gestão Aduaneira em Exportação
Gestão das Relações Humanas
Legislação no Comércio Exterior
Marketing Internacional
Sistemática de Importação

É preciso que o aluno seja dedicado, já que é uma área que requisita acompanhamento constante do que está acontecendo no mundo, exigindo estar ligado nas tendências que estão acontecendo e que em todo momento ocorrem mudanças, podendo ocorrer em um piscar de olhos.

O aluno deve estar sempre em evolução, já que você estará envolvido com a saúde financeira das empresas, algo de extrema responsabilidade. Priorizar a melhor estratégia e acompanhamento dos negócios que necessitam deste serviço.

Caso siga nessa área, verifique se a faculdade que você escolher é reconhecida pelo MEC (Ministério de Educação) e, se possui boas avaliações no curso desejado!
 

Estimativa de mensalidade do Curso

R$ 1.000,00

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