Cursos Engenharia Agrícola




Apresentação

A engenharia agrícola é a área que interfere entre a engenharia e a agricultura, e estuda, pesquisa e implanta a tecnologia no ambiente rural.

Nos últimos anos, todo o mundo agrícola teve uma grande evolução tecnológica que permitiu uma produção e uma coleta muita mais rápida do que eram. E caso você tenha interesse nessa evolução e melhora na parte agrícola, esse é um bom curso para ficar de olho. 

Observando a grande extensão de terra e um clima adequado em muitos lugares para diversos tipos de plantações, a agricultura no Brasil é uma das bases da economia do país. E com a chegada da era digital e tecnológica, a engenharia agrícola ganhou ainda mais importância ao modernizar as atividades que antes eram repetitivas, manuais e ineficientes do âmbito rural.  

Sendo assim, surgiu a necessidade do desenvolvimento de novas tecnologias que dessem suporte a um setor com tanto potencial, fazendo da Engenharia Agrícola uma carreira de grande destaque no mercado de trabalho atual. E é por esse motivo que um profissional qualificado é necessário.

Assim como em outras engenharias, tem como objetivo otimizar processos e potencializar recursos aplicando os conhecimentos de mecânica, elétrica e civil de uma maneira mais específica para o ambiente rural.
 
Nessa engenharia é muito estudada a pesquisa e implantação de processos para a criação de lavouras. E para os que desejam fazer esse curso, é interessante ter aptidão para as ciências exatas.

Ele é responsável por construir sistemas capazes de gerar, armazenar e distribuir os processos mecânicos da agricultura, a exemplo técnicas de equipamentos e manutenção de máquinas.

A formação básica do curso superior de Engenharia Agrícola, nos dois primeiros anos, envolve disciplinas da Física, Matemática, Biologia e Química, com ênfase nas duas últimas. Depois, iniciam-se as matérias de engenharia agrícola.

Sem essa profissão, toda parte rural seria muito atrasada, o que iria atrapalhar o cotidiano de todos no país. É por isso que a Engenharia Agrícola é de extrema importância para o mundo.
 

Áreas de atuação, atividades e tarefas

Se você se interessa por esse curso, saiba que são diversas as tarefas e áreas de atuações. 

As principais são:
 Armazenamento e Processamento de Produtos Agrícolas: Onde se analisa todos os processos da cadeia produtiva dos produtos agrícolas, incluindo a colheita, transporte, limpeza, secagem, controle de qualidade e armazenamento. Além de um foco no desenvolvimento e difusão de tecnologias e inovações para potencializar e otimizar a produção em todas as suas etapas.

 Construções Rurais e Ambiência: Aqui, o engenheiro agrícola determina e especifica as dimensões de estruturas, a forma de utilização, os materiais necessários para as construções de açudes, barragens, sistemas de irrigação e drenagem, estufas, entre outras instalações de sistemas de produção animal e vegetal. Realiza o orçamento de construções e da elaboração de cronograma físico-financeiro, assim como o planejamento, projeto e execução de habitações rurais e agrovilas. Faz também o controle de poluição das estruturas para tratamento de resíduos orgânicos rurais, manejo de dejetos e saneamento rural.


Energia na Agricultura: Cabe ao profissional que trabalha na área buscar soluções para problemas no que se refere à gestão de recursos energéticos (energia elétrica) no meio rural. Aqui são realizadas atividades como aproveitamento de pequenas quedas d’água, instalações elétricas domiciliares, cálculo de demanda e distribuição elétrica na fazenda, dimensionamento de alimentadores, contato com concessionárias de eletrificação rural e proteção contra descargas atmosféricas na fazenda.

Mecanização Agrícola: O trabalho do engenheiro agrícola aqui é a realização de projetos de otimização e a construção de máquinas e equipamentos agrícolas que serão empregados no preparo do solo, plantio, cultivo, na colheita, no transporte e manejo de produtos. Tem foco na automação de máquinas agrícolas, mecanização da pequena propriedade, implementação de máquinas agrícolas, energização rural e mecânica de solos agrícolas

Meteorologia Agrícola: Nesse ramo da meteorologia, o estudo é focado nos elementos meteorológicos e nas atividades agropecuárias. Aqui, ele irá quantificar as exigências hídricas para dimensionar e manejar os sistemas de irrigação. Realiza projetos de otimização de conforto térmico das instalações agrícolas e das condições de umidade do ar para a determinação do tempo de secagem dos grãos
Recursos Hídricos e Ambientais: O engenheiro agrícola faz, nessa área, a gestão dos recursos naturais, incluindo a avaliação, criação e implementação dos projetos de irrigação e conservação da água e solo de bacias hidrográficas. Participa dos projetos de estruturas hidráulicas para a acumulação, captação, elevação e condução de água. Além disso, controle da poluição e dos impactos ambientais utilizando ferramentas tecnológicas para o tratamento de resíduos gerados nas atividades agroindustriais.


Para exercer todas essas atividades e todas as outras, o engenheiro agrícola precisa de um diploma superior reconhecido pelo MEC.
 

O Mercado

Como já dito anteriormente, as opções, embora relacionadas ao ramo rural, são abrangentes e existem diversas áreas de atuação. 

Para o formado em Engenharia Agrícola, o trabalho pode ser encontrado com facilidade em todas as regiões do Brasil pois o setor tem grande importância na economia do País e precisa de profissionais qualificados. 
A crescente exigência de certificações para exportação de produtos também ajuda na contratação desse profissional, assim como a inovação tecnológica de máquinas e processos, que vem abrindo novas frentes de trabalho para este profissional.
Em fazendas são necessários os engenheiros agrícolas tanto para a parte de organização de maquinários quanto para a produção de produtos como legumes, verduras e vegetais. 
Para cooperativas, a parte tecnológica é o foco. Na construção das estruturas de armazenamento, proteção do solo e das práticas indevidas que poderiam arruinar o local. Entre outras coisas ligadas à atividade agropecuária.
Usinas de biocombustível precisam de observadores profissionais, que encontrem os pontos que precisam de melhorias e tomar decisões com base em dados da produção e no emprego de tecnologias adequadas.
O engenheiro agrícola também pode atuar em empresas de consultoria e precisa saber trabalhar com equipes. Mais do que isso, precisa liderar  as equipes de trabalho. Afinal, não adianta saber tudo sobre a profissão, mas não ter pessoas que confiam no seu conhecimento.
Também, é dessa forma para comércio e assistência técnica de produtos e equipamentos, indústria de máquinas e implementos, companhias de armazenamento e instituições de ensino e pesquisa, onde também terá um foco no auxílio a alunos e pesquisas mais específicas. 
 

O Curso

É um excelente curso para quem gosta de cálculos, de biologia, de tecnologia e principalmente para quem gosta de resolver problemas e criar soluções para as pessoas, principalmente no âmbito rural. 

Além de ser um mercado amplo, é uma profissão com grandes oportunidades de crescimento e salário ótimo. As opções para quem quer estudar e se formar nessa área são muitas. Indo desde universidades públicas à faculdades privadas. Cada uma com suas especificidades e especialidades.

O curso de Engenharia Agrícola é do tipo bacharelado, dura em média cinco anos, totalizando 10 semestres, e tem grande concentração de disciplinas das Ciências Exatas.

A partir do terceiro ano, as matérias abordam as especialidades da profissão, como: Planejamento e Administração de Agronegócios, Sistemas de Produção Animal e Vegetal, Pós-colheita, Mecanização Agrícola, Irrigação e Drenagem.

Durante todo o curso, há aulas práticas presenciais. E no final do curso, um estágio supervisionado. Ressaltando novamente, se o seu interesse é trabalhar com a parte rural e com o planejamento de maquinários, o curso é ideal para você. 

O curso de Engenharia conta com práticas de laboratório e atividades de campo. Nos últimos semestres o estudante deve fazer um estágio supervisionado e, ao final, um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).
Esta graduação também pode ser oferecida com o nome de Engenharia Agrícola e Ambiental.
 

Estimativa de mensalidade do Curso

R$ 667,00

Descubra agora sua Vocação com o curso de Engenharia Agrícola