Cursos Fisioterapia




Apresentação

Esse curso é pra você que tem empatia com o ser humano e se colocar no lugar do outro, sabendo se comunicar e ouvir a mensagem que te passam, tendo uma boa capacidade de decisão. Isso tudo, pois exige um contato direto com o paciente.

Aprofunde-se na fisioterapia e aprenda tudo sobre como recuperar e prevenir lesões, tratando da manutenção e melhora do desempenho. Tanto em atletas, pacientes com problema na coluna, pessoas que sofreram acidentes, e até pessoas com problemas cardíacos. 

Com uma grande função na sociedade, um profissional ajuda os pacientes a melhorarem problemas musculares e a restabelecerem suas habilidades de locomoção.

O curso de fisioterapia pertence à área fisiológica, podendo diagnosticar o grau das lesões, sequelas de acidentes, vícios de posturas e outros...

É comum encontrar cursos que tem 5 anos de faculdade, totalizando 10 semestres, e você também encontrará algumas com 4 anos de duração, com 8 semestres. Ambas você estudará diversos conteúdos e matérias. 

Você pode optar por Cursos Presenciais, Educação a Distância (EAD) e até cursos flexíveis, abordando os dois modais de estudo, tanto EAD e a experiência em sala de aula (bastante importante nesse curso).
 

Áreas de atuação, atividades e tarefas

Tem um papel fundamental para a sociedade e agora com o envelhecimento da população, acidentes recorrentes, pessoas precisando de tratamento, esse profissional é requisitado em todas as regiões do Brasil.

Você provavelmente conhece alguém que já distendeu um músculo, alguém que quer consertar a má postura, ou alguém que sofreu um acidente e ficou debilitado, entre outros contratempos. É aí que a função de um fisioterapetua entra! Ele é profissional e sabe técnicas e recursos terapêuticos físicos e manuais para resolver o problema do paciente, com exercícios, massagens e até com agentes da água.

Antes de definir o tratamento e as sessões de fisioterapia, o profissional formado deve fazer o seu diagnóstico. Com uma análise profunda de exames e laudos médicos, para que possa identificar possíveis pontos de dor e saber o melhor tratamento para que o paciente se recupere logo.

Após a formação, poderá seguir a área de preferência, seguindo em setor privado e até setor público.

As atividades a serem realizadas irão de acordo com o setor que decidir seguir, como por exemplo:

Cardiologia e Pneumonia: Tem o foco em prevenir e tratar doenças cardíacas e respiratórias, indicando e aplicando exercícios com o aparelho respiratório e circulatório. Sendo responsável nos períodos pré e pós-operatório;

Dermatologia: Trata e recupera queimaduras e cicatrizes, através de técnicas de massagem com raios infravermelhos, ultravioletas e laser;

Fisioterapia Desportiva: Trabalha na área de esporte, junto a equipes esportivas que participam de competições. Fazendo o máximo para prevenir lesões e reabilitar atletas;

Fisioterapia do Trabalho: Através da definição e a execução de um programa de ginástica laboral, tenta prevenir lesões no trabalho, ocasionadas por um esforço grande e má postura;

Neurologia: Busca tratar e ajudar pacientes que possuem algum tipo de distúrbio neurológico, como por exemplo: derrame cerebral ou paralisia;

Ortopedia e Traumatologia: Auxilia na recuperação dos movimentos de pacientes com fraturas, traumas e luxações, ajudando também no alívio de dor.

Entre outras áreas mais aprofundadas...

Geralmente trabalha-se em consultórios ou hospitais, mas também pode trabalhar com um atendimento domiciliar, justamente para quem tem alguma restrição e não pode se locomover.

Para essa profissão é necessário se colocar no lugar do outro e ter paciência para ouvir cada detalhe, pois assim será mais fácil trazer um tratamento eficaz e recomendado para qualquer que seja a situação que o paciente esteja passando.
 

O Mercado

Cursando Fisioterapia, você tem uma gama de caminhos para seguir (como dito em tarefas e atividades), com mais de 33 especialidades para escolher sua preferida. 

É uma profissão que cresceu muito nos últimos anos, já que popularizou-se atividades esportivas e físicas, como também a busca por uma qualidade de vida. 

Em grandes cidades, tem uma concorrência grande, ainda mais em áreas de ortopedia e traumatologia. Mas você pode optar em áreas que estão em alta, como trabalhar na área esportiva e na área de fisioterapia intensiva.

O formando pode trabalhar em consultórios, clínicas, centros de reabilitação, asilos, escolas, academias e entre outras. Podendo optar por empreender e fundar sua própria clínica de fisioterapia, ou até trabalhar em home care, uma grande tendência nos últimos anos.

É interessante fazer uma especialização, assim poder se diferenciar e se destacar, para assim ter mais oportunidades no mercado de trabalho.

Além do diploma de bacharel em Fisioterapia, o profissional deve obter um registro no Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Crefito) para atuar nesta área.
 

O Curso

Para você que gosta da área médica e fisioológica, e também ama ajudar as pessoas e gostaria de participar do tratamento delas, fisioterapia é uma ótima opção.

Como foi dito acima, é um mercado concorrido, mas ainda existem áreas que ainda não foram exploradas e com oportunidade de emprego.

Os cursos mais longos têm a oportunidade de cursar disciplinas mais aprofundadas e específicas nos últimos semestres, voltadas para o seu interesse profissional. Além da oportunidade de estágio supervisionado.

Na faculdade, o futuro bacharel aprenderá as seguintes matérias: 

No primeiro ano, o aluno estuda disciplinas básicas, sendo de ciências biológicas. Como por exemplo: anatomia; biologia; bioquímica; citologia; fundamentos da fisioterapia; genética; entre outras matérias.

A partir do segundo ano, matérias mais específicas de fisioterapia entram em cena e a atividade prática também. O estudante começa a aprender e estudar sobre doenças, lesões acidentes e vícios de coluna. Algumas matérias que aprende é: imunologia; farmacologia básica; nutrição e saúde; fisioterapia na saúde da criança, idoso, e do trabalhador; entre outras matérias.

Nos últimos anos: cada vez mais fica específica as disciplinas, com mais atividades presenciais. É nessa fase que os alunos iniciam o estágio supervisionado obrigatório e o temido Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Algumas das matérias são: fisioterapia cardiovascular, respiratória, na saúde da mulher, desportiva, em terapia intensiva; entre outras matérias aprofundadas.

O aluno deve ser focado, disciplinado e gostar de executar e testar o que aprendeu na prática, algo que é importantíssimo para preparar excelentes fisioterapeutas pro futuro!

Caso siga nessa área, verifique se a faculdade, que você vá escolher, é reconhecida pelo MEC (Ministério de Educação) e se possui boas avaliações no curso desejado!
 

Estimativa de mensalidade do Curso

R$ 850,00

Descubra agora sua Vocação com o curso de Fisioterapia