Cursos Medicina




Apresentação

A Medicina é dedicada à restauração e manutenção da saúde. Tem como intuito a cura e a prevenção de doenças humanas.

Cursar medicina capacita o aluno a promover o bem-estar mental, físico, social e psicológico de uma pessoa.

O curso de medicina abrange as três áreas do conhecimento: humanas, exatas e biológicas e, vale ressaltar que o papel do médico é saber olhar para os seus pacientes além da patologia. Procurar responder a todas as dúvidas de forma clara e humana. Saber que diante dele há mais do que um corpo, mas um ser humano que deseja viver com qualidade de vida.

A duração total do curso de medicina é de, no mínimo, 6 anos, totalizando 12 semestres. Que são divididos entre o ciclo básico, o ciclo clínico e o internato.

Mesmo sendo uma modalidade com ampla diversidade de cursos disponíveis, ainda não é possível encontrar uma faculdade de medicina com Ensino a Distância (EAD).

Os estudantes passam por diversas atividades práticas em laboratório e em contato direto com pacientes e profissionais formados e experientes na área, além das aulas teóricas em sala de aula, para garantir uma formação ampla, humanista e ética.
 

Áreas de atuação, atividades e tarefas

A responsabilidade do médico e os acontecimentos gerados em decorrência de sua profissão podem gerar efeitos na esfera ética, civil e criminal. O médico não pode praticar atos profissionais que possam ser danosos ao paciente, e que podem ser caracterizados como imperícia, imprudência e negligência.

É o médico quem avalia o estado de saúde, realiza exames e decide se o paciente deve ser internado, encaminhado para um especialista, transferido de unidade ou mesmo de hospital. Se o paciente precisa de cuidados imediatos, o médico prescreve a medicação e orienta a equipe de enfermagem sobre o tratamento adequado.

Deve dar o seu melhor nos serviço, oferecer ao paciente conselhos profissionais e pessoais. 

Mesmo sendo uma profissão desejada e disputada, muitos profissionais ainda enfrentam desconfiança e preconceito, devido aos problemas constantes no cenário da saúde brasileira. Porém, mesmo diante das incontáveis transformações, o maior princípio da Medicina deve se manter o mesmo: salvar vidas, independentemente de qualquer circunstância.

Após a formação, você poderá seguir a área de preferência, seguindo em hospitais, consultório próprio, ou passando em um concurso.

As atividades a serem realizadas irão de acordo com a profissão que seguir, como exemplo.

Médico (seguir em hospitais)
Cirurgião Plástico: promove mudança na disposição dos tecidos do corpo inteiro com finalidades reparadoras e estéticas. 
Cirurgião Geral: esta especialidade médica ocupa-se do estudo dos mecanismo fisiopatológicos, diagnóstico e tratamento de enfermidades passíveis de abordagem por procedimentos cirúrgicos.
Cardiologista: o cardiologista tem como função estudar e fazer o diagnóstico das doenças e anormalidades existentes no coração.
Anestesiologista: além da administração de anestésicos para retirar ou diminuir a dor, permitindo que o paciente consiga suportar o processo cirúrgico, o anestesiologista realiza o monitoramento em tempo integral e o tratamento de qualquer complicação que ocorra durante a cirurgia.
Psiquiatria: são eles que lidam com a saúde mental de seus paciente, é um especialista que tem por objetivo diagnosticar, tratar, prevenir e reabilitar diversos tipos de distúrbios mentais, como a depressão, o transtorno bipolar e a esquizofrenia, entre outras alterações mentais.
Entre outros...

Concurso
Médico Cardiologista
Médico Clínico Geral 
Médico Dermatologista
Médico Geriatra
Médico Ortopedista
 
Entre outros...
 

O Mercado

Cursando medicina, você tem uma gama de caminhos para seguir (como dito em tarefas e atividades), com um grande campo de atuação. Também é uma das carreiras mais bem pagas, mesmo com tantas pessoas se formando anualmente.

O Brasil possui médicos ativos, com registro nos Conselhos Regionais de Medicina (CRMs), em número absoluto suficiente para atender às necessidades da população e, inclusive, para ocupar vagas abertas no Programa Mais Médicos (PMM). Em cinco anos, o total desses profissionais cresceu 21,03%. A conclusão é de análise feita pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), a partir de suas bases cadastrais, no período compreendido entre 2013 e 2018.

O formando, pode seguir a medicina e se especializar em alguma área, ou ir para o concurso. Além da opção da carreira pública, através de concursos que exigem bacharel em Medicina.

Um médico concursado recebe em média cerca de R$ 7.780 de salário inicial, esse será o valor de seus primeiros meses e até anos! 
 

O Curso

Nos primeiros anos do curso de Medicina é passado ao aluno fundamentos teóricos da área, como: Anatomia, Bioquímica e Imunologia. Nos anos seguintes, o curso possui matérias que dão ênfase no estudo de doenças e como elas se manifestam no corpo humano, como: Imunologia, Patologia e Fisiopatologia.

O mercado de trabalho é amplo e com ótimos salários, mesmo com tanta concorrência.

No curso, o aluno tem contato com disciplinas teóricas, bem como precisa passar por uma alta quantidade de carga horária prática. Ao todo são mais de oito mil horas de graduação!

Durante os primeiros anos, o aluno estuda disciplinas básicas, como Anatomia e Bioquímica. Embora algumas instituições de ensino já apresentem matérias práticas logo no início do curso, os estudantes de Medicina só têm contato com pacientes a partir do terceiro ano.

As fases do curso de Medicina

Ciclo Básico
O ciclo básico dura dois anos e contém as disciplinas mais teóricas do curso. São matérias introdutórias nas quais o aluno aprende sobre o funcionamento do corpo humano em seu estado normal, ou seja, sem doenças.
Este ciclo apresenta também algumas disciplinas da área de Humanas, envolvendo um pouco de antropologia, discussões de casos e comportamentos médicos, além de visitas a postos de saúde.
Ciclo Clínico
O ciclo clínico começa a preparar o aluno para lidar com pacientes e dura mais dois anos. Esta etapa faz um estudo aprofundado sobre as doenças, porque elas acontecem, os efeitos que provocam em nosso organismo e como tratá-las.
Internato
O internato é o momento em que o aluno coloca em prática seus conhecimentos. É realizado nos dois últimos anos do curso, depois que o aluno já foi aprovado em todas as disciplinas dos ciclos básico e clínico.
Durante o internato o aluno passa a maior parte do tempo em hospitais, fazendo plantões e escalas em todas as especialidades médicas. A rotina é bem puxada: os internos atendem pacientes, acompanham a evolução de seu quadro clínico, auxiliam cirurgiões, realizam partos e plantões em pronto-socorro.
Após a conclusão do período de internato, o aluno se forma em Medicina e ganha o título de médico generalista.
As disciplinas do curso de medicina são:

Anatomia
Biologia Celular e Molecular
Fisiologia
Histologia
Imunologia
Patologia
Embriologia
Oftalmologia
Farmacologia
Traumatologia e Ortopedia
 

Estimativa de mensalidade do Curso

R$ 7.000,00

Descubra agora sua Vocação com o curso de Medicina