Cursos Serviço Social




Apresentação

Esse curso é pra você que tem empatia com o ser humano, se colocando no lugar do outro e tendo vontade de ajudar e mudar a vida de pessoas carentes e que precisam de auxílio para viver. Você terá muito contato com pessoas que realmente precisam de você!

Aprofunde-se no serviço social e aprenda toda a fundamentação teórica e metodológica, para poder elaborar, implementar, executar e avaliar políticas sociais, entre outras coisas. Você aprenderá sobre sociologia, filosofia, teoria política e economia, para depois, poder agir e exercer sua função.

Tem um papel importantíssimo para a sociedade, pois ele busca o fortalecimento das relações sociais, estudando e implementando políticas que buscam a igualdade e a justiça entre todos os indivíduos, não importando qual cor e condição de vida dessa pessoa. Assim ajudando e tentando resolver os problemas enfrentados pela população mais carente.

O curso de serviço social pertence a área de humanas e ciências sociais, focando na qualidade, coletividade e integração de cada indivíduo na sociedade, para que ele possa viver, de forma digna.

São 4 anos de faculdade, totalizando 8 semestres, onde você estudará diversos conteúdos e matérias.

Você pode optar por Cursos Presenciais, Educação a Distância (EAD) e até cursos flexíveis, abordando os dois modais de estudo, tanto EAD e a experiência em sala de aula (bastante importante nesse curso).
 

Áreas de atuação, atividades e tarefas

Tem um papel fundamental para a sociedade, já que, infelizmente, as desigualdades e injustiças estão em nosso dia a dia e pessoas mais carentes, que vivem uma situação complicada em todos os âmbitos da vida, sentem e sofrem com esses problemas a vida toda.

Você já deve ter ouvido falar sobre problemas na defesa de Direitos da mulher, da classe trabalhadora, da pessoa idosa, de crianças e adolescentes, de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais (LGBTQI+), negros e negras, de indígenas. É neste momento que a função de um assistente social entra! Ele é responsável por buscar o bem-estar coletivo e a integração na sociedade, com o foco em melhorar a qualidade de vida, desses exemplos citados acima e outros, para a vida de crianças, adolescentes e adultos.

O serviço social destaca o estudo, planejamento, execução e o acompanhamento de projetos sociais que visam solucionar problemas aos grupos que mais sofrem e são desfavorecidos pela sociedade. Abrangendo temas como educação, saúde, alimentação, ambiente doméstico, escolar, entre outros...

Após a formação, você poderá seguir a área de preferência, seguindo em setor privado e até setor público.

As atividades a serem realizadas irão de acordo com o setor que decidir seguir, como por exemplo:

Educação: Busca incentivar e implementar sistemas de bolsas de estudos para pessoas que não podem pagar por aquela escola ou faculdade. Também é responsável por selecionar quem serão os beneficiados.
Cuidados às crianças e adolescentes: organizar e desenvolver ações que garantam e favoreçam os direitos das crianças e dos jovens que passam por um uma vida complicada e com alta vulnerabilidade social.
Saúde: buscar a facilitação para pessoas mais necessitadas, informações e ações no âmbito da saúde.
Empresas e ONGs: orienta os trabalhadores seus direitos trabalhistas; gerência e programas de saúde, lazer e segurança para os funcionários.

Geralmente trabalha-se em órgãos públicos, privados, organizações não governamentais (ONGs), movimentos sociais e de trabalhadores, faculdades e outros lugares..

Para essa profissão, é necessário se colocar no lugar do outro e ter empatia pelo próximo, pois assim você terá mais vontade e alegria para trabalhar, sabendo que tudo aquilo será em um benefício maior para quem mais precisa e passa dificuldades.
 

O Mercado

Cursando Serviço Social, você tem uma gama de oportunidades e ramificações para agarrar e seguir, pois como foi dito acima, infelizmente, a desigualdade é algo que afeta e é visto em todos os lugares do Brasil, precisando assim de profissionais desse ramo para resolver e minimizar essas situações.

Hoje em dia, possui mais de 160 mil profissionais, que na maioria deles, se encontram no setor público, conquistada através de concursos. Mas alguns optam trabalhar no setor privado também, como em escolas e hospitais particulares, por exemplo.

Segundo estudos do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome, o mercado para esse segmento está em crescimento. Isso é uma amostra dos últimos anos, onde foram criados mais de cinco mil Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e outros mil e quatrocentos centros de referência especializados, sendo que cada um deles emprega ao menos dois assistentes sociais.

Como já foi citado, o setor público é a maioria do caminho dos graduados, seguindo o caminho de órgãos municipais, estaduais e federais. Por esse e outros fatores, a dificuldade e a concorrência é alta nos concursos públicos. 

Já o setor privado, abrange locais de trabalho em institutos técnicos, escolas, creches, hospitais, universidades, entre outros locais.

O profissional tem a chance de trabalhar como autônomo, podendo prestar consultoria sobre políticas sociais, por exemplo. 

Além do diploma de bacharel em Serviço Social, o profissional deve obter um registro no Conselho Regional de Serviço Social (CRESS) de seu estado, para atuar nesta área.
 

O Curso

Para você que gosta da área de humanas e ciências sociais, e também ama ajudar as pessoas, querendo estar presente e participar ativamente na melhora da qualidade de vida, e a melhora do dia a dia das pessoas mais carentes e desfavorecidas pela sociedade.

Como foi dito nos outros tópicos, algumas áreas do setor público são bem concorridas, em seus concursos, mas é fato que dados mostram crescimento e ainda áreas que não foram exploradas e com oportunidade de emprego.

Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais definidas pelo Ministério da Educação (MEC), o bacharel de Serviço Social deve preparar o profissional para exercer funções como:

Identificar as demandas da sociedade;
Realizar visitas, perícias técnicas, laudos, informações e pareceres;
Prestar assessoria e consultoria a órgãos da administração pública, empresas privadas e movimentos sociais;
Orientar a população na identificação de recursos para atendimento e defesa de seus direitos.

Um ponto a se ressaltar sobre esse curso é que desde o primeiro ano até o último, atividades presenciais e em campo de atuação são feitas frequentemente.

Algumas das disciplinas desse curso são: psicologia; sociologia; teoria econômica e política; filosofia; antropologia; direitos humanos e cidadania; entre várias outras.

Nos últimos anos, cada vez mais fica específica as disciplinas, com mais atividades presenciais. É nessa fase que os alunos iniciam o estágio supervisionado obrigatório e o temido Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). 

O aluno deve ser focado, disciplinado e gostar de executar e testar o que aprendeu na prática, já que estudos de campo serão frequentes desde os primeiros anos, algo que é importantíssimo para preparar excelentes assistentes sociais pro futuro!

Caso siga nessa área, verifique se a faculdade, que você vá escolher, é reconhecida pelo MEC (Ministério de Educação) e se possui boas avaliações no curso desejado!
 

Estimativa de mensalidade do Curso

R$ 700,00

Descubra agora sua Vocação com o curso de Serviço Social